Programas Educativos e Recreativos
Sabe-se que educar hoje é uma tarefa complexa que vai além da simples transmissão de conhecimentos. É preciso aliar prática à teoria e exercitar a cidadania. Estes são elementos essenciais na formação e transformação dos jovens, que conscientes de seus papeis quanto cidadãos, possam construir uma nação mais justa.
A Fazenda Mandaguahy tem como objetivo proporcionar atividades que enalteçam esses valores baseados na linha teórica Humanista de Educação Ambiental, cuja premissa é o reconhecimento de que a cultura e meio natural estão intimamente relacionados. Por esta razão também é contemplado neste programa a Educação Patrimonial, que seguindo a linha teórica da historiadora, Maria de Lourdes Parreira Horta, procura proporcionar para os visitantes as quatro etapas de sua metodologia: observação, registro, exploração e apropriação.
PROGRAMAS EDUCATIVOS
CICLOS ECONÔMICOS
Objetivo: Estudo de história nacional e local.
Disciplinas: história, ciências sociais e educação artística.
A Fazenda Mandaguahy passou pelos ciclos da cana e café e hoje possui pequenas plantações de café e cana em conjunto com a criação de gado.
O primeiro ciclo econômico vivenciado pela Fazenda Mandaguahy foi o açucareiro, era uma expansão natural do quadrilátero do açúcar formado pelos municípios de Itu, Sorocaba, Campinas e Piracicaba, uma vez que os desbravadores e primeiros habitantes da região de Jaú eram originários desta parte do estado. A Mandaguahy manteve plantações de cana e café concomitantes até que a aproximação da ferrovia nas últimas décadas do século XIX. Após a chegada da ferrovia as plantações de café tomaram todos os espaços disponíveis para plantio.
No período de 1858 a 1904, foi construída a maioria das edificações preservadas na fazenda. Casa Grande em estilo eclético com predominância do neoclássico e mobiliário antigo, senzala, tulha em estilo barroco ou colonial, lavador de café, casa do administrador, casa dos colonos europeus, mini museu dos ciclos econômicos, mini museu da mão-de-obra escrava, mini museu do café, cocheiras, jardim, pomar com árvores centenárias, relógio de sol e terraços feitos de pedra oferecem aos alunos de história, educação artística, ciências sociais um panorama do que foi o ciclo do café no Estado de São Paulo, e como ele propiciou o desenvolvimento da indústria, incentivou a imigração européia, modificou as relações de trabalho e sofisticou a arquitetura no Brasil durante os séculos XIX e início do século XX.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Objetivo: Compreensão dos ciclos de vida e interatividade homem e meio natural.
Disciplinas: Ciências sociais, história, geografia, biologia, arte.
O projeto de educação ambiental visa despertar a consciência do cidadão para modos de vidas mais saudáveis e preservação do meio em que vivemos. O enfoque é dado na adequação e uso racional da água e solo, produção sustentável de alimentos e reciclagem de materiais. O programa inclui passeios pelo jardim com plantas nacionais e exóticas, plantações orgânicas, mata secundária e se requisitado, uma oficina de brinquedos de jornal e garrafa PET.
PROGRAMAS RECREATIVOS
CAMINHAR E FLUTUAR
O Córrego Mandaguahy, cuja água é utilizada no abastecimento da cidade de Jaú, proporciona banhos e a divertida atividade de caminhar pelo seu leito parcialmente recoberto por lajes de basalto e depois flutuar nas corredeiras.
É necessário trazer roupas e sapatos velhos para serem usados nesta atividade. Tempo de duração aproximado da atividade: 60 minutos
Descida Curta - 300 mts de percurso - profundidade média de 50 cms - baixa dificuldade.
PREÇOS E AGENDAMENTOS
As visitas devem ser agendadas com no mínimo uma semana de antecedência, bem como avisar o número exato de visitantes, sendo que o mínimo de 20 visitantes e o máximo 55 participantes.
Os valores referentes aos programas são tarifas netos e devem ser pagas integralmente através de PIX ou transferência bancária até dois dias antes da visita.
Valores sob consulta Havendo quaisquer outras dúvidas, por favor, não hesite em nos comunicar pelo telefone (14) 3622 2707, whatsapp (14) 99631-1156 ou por e-mail: contato@fazendamandaguahy.com.br